O Sisutec ainda existe? Quem pode se inscrever nele?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, mais conhecido como Sisutec, é administrado pelo ministério de educação conhecido também como MEC.

O programa tem como objetivo facilitar a entrada de estudantes em cursos técnicos, assim como também a qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Sisutec ainda existe ?

Este programa que qualifica profissionalmente, continua disponível! É uma boa oportunidade principalmente para os jovens que desejam se especializar para entrar no mercado de trabalho.

O sistema de seleção é feito por sistema, o candidato faz a sua inscrição e escolhe as suas preferências.

Quem pode se inscrever no Sisutec ?

Para se escrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec),  basicamente por base é necessário ter terminado o ensino médio e ter participado do exame nacional (ENEM),  não ter zerado a redação e ter a nota de no minimo 450.
De primeira as vagas são para pessoas que concluíram o ensino médio em escolas de rede publicas.

No caso de estudantes que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista integral durante o ensino médio, podem colocar a alternativa para disputar as vagas por direito das políticas afirmativas disponibilizadas pelas instituições públicas e privadas.

Os concorrentes que não se colocam na situação acima devem concorrer às vagas de ampla concorrência. Vale lembrar que é de importância ter em mãos tanto o numero de inscrição como a senha de login do Inep, onde dar acesso ao resultado do Enem, para que assim seja feita a inscrição do curso técnico.

As divisões de vagas para entrar no curso é feito da seguinte forma:

85% das vagas é para todos alunos inscritos independente de qual seja a renda familiar. Só basta que o estudante tenha terminado o ensino médio tanto em escolas de rede publica como particular com auxilio de bolsa integral.

50% das vagas estão direcionadas para os inscritos que a familiar estar inferior ou igual a um salario minimo e meio por cada membro da família.  O estudante também deve ter terminado o ensino médio tanto em escolas de rede publica como particular com auxilio de bolsa integral.

Negros pardos e indígenos – A porcentagem para esta situação de inscritos tem por base os últimos dados do IBGE, ligado a intuição e ampliação da vaga. É primordial que o inscrito tenha completado o ensino médio em escolas de redes publicas ou também privada com bolsa integral, no entanto neste caso  não é necessário aplicar a renda familiar. 

Caso você não consiga ingressar em algum curso técnico pelo SISUTEC, o Pronatec GO e de outros estados, é outra forma de ingressar em um desses cursos.